Paredes Continua a Investir na Literacia Financeira em Parceria com a Fundação

No passado dia 17 de fevereiro, o Município de Paredes deu mais um passo significativo no fortalecimento da literacia financeira ao promover a Ação de Formação para docentes do projeto "Educação Financeira – Uma Necessidade Especial". O evento contou com a presença da Vereadora de Ação Social, Beatriz Meireles, e da Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda.

Durante a sessão, foram entregues kits pedagógicos aos professores, ferramentas essenciais para a abordagem da educação financeira em contexto escolar. Além da entrega dos materiais, os docentes receberam formação especializada para a implementação do projeto, garantindo uma abordagem eficaz e adaptada às necessidades dos alunos.

A Vereadora de Ação Social, Beatriz Meireles, destacou a importância desta iniciativa: "É muito importante trazer a estas comunidades desfavorecidas este tema. A verdade é que faz todo o sentido as pessoas com deficiência ou incapacidade possam estar aptas a tratar do seu dinheiro. Desenvolvemos uma série de iniciativas, esta é mais uma delas e tem sido muito proveitoso!"

O Município de Paredes tem-se destacado como um exemplo na promoção da literacia financeira para toda a comunidade. Para além do projeto "Uma Necessidade Especial", o município integra também os restantes programas da Fundação António Cupertino de Miranda: "Por Tua Conta", "No Poupar Está o Ganho" e "Eu e a Minha Reforma". Estas iniciativas são fundamentais para dotar crianças, jovens e adultos de conhecimentos financeiros que lhes permitam tomar decisões mais informadas e seguras ao longo da vida.

Com esta aposta na educação financeira, Paredes reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento social e económico da sua comunidade, promovendo o bem-estar e a autonomia financeira dos seus cidadãos.

 

Outras noticias

Lançamento do livro "Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?" na Escola Secundária Aurélia de Sousa

No dia 3 de abril, a Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, foi palco do lançamento do mais recente livro da Associação Portuguesa de Seguros (APS), intitulado “Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?”. O evento foi organizado em conjunto com a Fundação António Cupertino de Miranda, no âmbito da sua parceria com a APS. Saiba tudo aqui!

Literacia financeira inclusiva: Uma boa prática internacional

No dia 26 de março a Fundação António Cupertino de Miranda esteve na Escola Básica de Levante, no concelho da Maia, para acompanhar uma das sessões do projeto Educação Financeira – Uma Necessidade Especial. Durante a sessão, estiveram presentes quatro professoras do Instituto Comprensivo Pescara, de Itália, que visitaram a escola com o objetivo de observar e recolher boas práticas. Saiba mais.

Câmara Municipal do Porto destaca a importância da Literacia Financeira

A Fundação António Cupertino de Miranda foi palco, no dia 26 de março de 2025, da sessão "Mais que números: Literacia Financeira como ferramenta para a vida", um evento da Câmara Municipal do Porto, organizado pela Fundação. O evento reuniu especialistas e representantes institucionais para debater a relevância da educação financeira no desenvolvimento e inclusão social.