É um projeto pioneiro, implementado pela primeira vez em 2010. Foi o primeiro projeto de educação financeira que existiu e no qual foi baseado o Referencial de Educação Financeira para alunos do ensino regular, publicado pelos Supervisores Financeiros e pelo Ministério da Educação.
de 60 %
dos alunos melhoram competências financeiras
de 20 %
melhoram a classificação à disciplina de matemática
relações familiares empáticas
conflitos familiares acerca das questões financeiras
Públicos-Alvo
Objetivos
Temas
Recursos Pedagógicos
A ideia principal do projeto é consciencializar para a importância do dinheiro e promover a educação financeira transferindo conhecimento para desenvolver nos alunos atitudes e comportamentos esclarecidos e rigorosos em relação ao dinheiro. Para que tal aconteça, é necessária a participação do corpo escolar envolvido, e por isso, o público-alvo não se limita apenas alunos. Falamos assim de:
Apoiar os professores a integrar nas suas aulas a educação financeira, obrigatória no Ensino Básico
Promover o conhecimento do dinheiro e das finanças pessoais
Desenvolver, nas crianças e jovens, competências financeiras que lhes permitam, no futuro, tomar decisões seguras e informadas
Desenvolver soft skills, competências sociais, tais como trabalho em equipa, autonomia, responsabilidade, criatividade e, ainda, a empatia perante as decisões financeiras familiares
Formar futuros cidadãos e consumidores com atitudes e comportamentos financeiros mais informados e conscientes
Promover, através da literacia financeira, a inclusão económica e social
Dar formação financeira a professores
O projeto segue o Referencial de Educação Financeira. Começa no início do ano letivo e desenvolve-se em paralelo com o mesmo, tendo um plano de estudos flexível, adaptável a cada tipo de turma e alunos, apresentando como base um conjunto de temáticas importantes e abrangente a todos.
O projeto oferece monitorização e acompanhamento aos professores ao longo de todo o período de implementação.
O projeto prevê sessões de capacitação e formação acreditada dos professores.
Oferece ainda aos alunos a possibilidade de participarem em competições interturmas que potenciam as competências relacionais e colaborativas: as
Olimpíadas de Educação Financeira são um quiz on line, onde os alunos respondem a questões sobre os vários temas de educação financeira, de forma lúdica, proporcionando-lhes uma oportunidade de convívio e aprendizagem em conjunto
O Concurso Final ‐ no final do ano letivo, os alunos têm a possibilidade de apresentar um trabalho demonstrativo dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do projeto.