TEF TALKS reúnem quase 300 participantes na Fundação António Cupertino de Miranda
A Fundação António Cupertino de Miranda acolheu, no passado dia 29 de abril, uma nova edição das TEF TALKS, um evento organizado em parceria com a PwC Portugal, especialmente direcionado aos alunos do Ensino Profissional integrados no projeto Por Tua Conta. Com cerca de 300 participantes, o evento proporcionou uma jornada de aprendizagem prática, preparando os jovens para os desafios financeiros e profissionais da vida adulta.
A abertura esteve a cargo de Inês Abreu, administradora da Fundação, que deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o papel essencial da literacia financeira na construção de um futuro mais autónomo e consciente.
O primeiro painel, intitulado "Vou trabalhar. E agora?", contou com as especialistas da PwC Ana Carvalho e Mariana Reis, moderadas por Joana Moniz, administradora da Fundação. A conversa centrou-se nas obrigações fiscais associadas ao início da vida profissional, abordando temas como trabalhar por conta de outrem vs. por conta própria e ato isolado, IRS Jovem, declaração de IRS e a importância de pedir e validar faturas no e-fatura.
Antes do segundo painel, foram anunciados os vencedores nacionais das Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), uma iniciativa inserida no projeto Por Tua Conta que distingue o empenho e conhecimento dos alunos em todo o país. A turma do 12.º ano do Curso de Técnico/a Administrativo/a, da Escola Secundária de Gondomar, foi a grande vencedora da edição das OEF deste ano letivo.
O segundo painel, intitulado "Terminei de estudar. E agora?", foi dinamizado pelas especialistas da PwC Catarina Reis e Joana Lúcio, que, com o apoio de um ator, apresentaram uma simulação de entrevista de emprego. Foram abordadas competências fundamentais para a empregabilidade, como a elaboração de um currículo eficaz, dicas para uma carta de candidatura espontânea, preparação para entrevistas, soft skills essenciais e a importância da comunicação.
As TEF TALKS destacaram-se pelo seu formato dinâmico e pela abordagem de temas essenciais para quem está a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, contribuindo para uma maior confiança e preparação dos jovens na sua transição da escola para a vida ativa.
Outras noticias
Casa cheia no V Fórum Longevidade: Mais de 300 pessoas unidas para debater os desafios da Longevidade
Foi com casa cheia, com mais de 300 pessoas, que a Fundação António Cupertino de Miranda realizou ontem o seu V Fórum, dedicado ao tema “Longevidade: Desafios para a Mudança”. Num auditório vibrante e participativo, o Porto tornou-se, por uma tarde, a capital do debate sobre o maior desafio demográfico do século XXI.
Inscreva-se no V Fórum | Longevidade: Desafios para a Mudança!
A Fundação António Cupertino de Miranda promove, no próximo dia 20 de novembro, a 5ª edição do seu Fórum da Longevidade, este ano subordinado ao tema “desafios para a mudança”. O evento, que terá lugar no auditório da Fundação, no Porto, volta a reunir especialistas de topo para um debate aprofundado sobre a transformação demográfica em curso e as suas implicações sociais e económicas. Saiba mais e inscreva-se aqui!
Fundação António Cupertino de Miranda marca presença na Conferência "MaisIdadeMais" da Ageas
A Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, participará como oradora na Conferência "MaisIdadeMais", promovida pelo Grupo Ageas, que se realiza no próximo dia 29 de outubro, no Edifício Ageas Tejo, em Lisboa.