TEF TALKS reúnem quase 300 participantes na Fundação António Cupertino de Miranda
A Fundação António Cupertino de Miranda acolheu, no passado dia 29 de abril, uma nova edição das TEF TALKS, um evento organizado em parceria com a PwC Portugal, especialmente direcionado aos alunos do Ensino Profissional integrados no projeto Por Tua Conta. Com cerca de 300 participantes, o evento proporcionou uma jornada de aprendizagem prática, preparando os jovens para os desafios financeiros e profissionais da vida adulta.
A abertura esteve a cargo de Inês Abreu, administradora da Fundação, que deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o papel essencial da literacia financeira na construção de um futuro mais autónomo e consciente.
O primeiro painel, intitulado "Vou trabalhar. E agora?", contou com as especialistas da PwC Ana Carvalho e Mariana Reis, moderadas por Joana Moniz, administradora da Fundação. A conversa centrou-se nas obrigações fiscais associadas ao início da vida profissional, abordando temas como trabalhar por conta de outrem vs. por conta própria e ato isolado, IRS Jovem, declaração de IRS e a importância de pedir e validar faturas no e-fatura.
Antes do segundo painel, foram anunciados os vencedores nacionais das Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), uma iniciativa inserida no projeto Por Tua Conta que distingue o empenho e conhecimento dos alunos em todo o país. A turma do 12.º ano do Curso de Técnico/a Administrativo/a, da Escola Secundária de Gondomar, foi a grande vencedora da edição das OEF deste ano letivo.
O segundo painel, intitulado "Terminei de estudar. E agora?", foi dinamizado pelas especialistas da PwC Catarina Reis e Joana Lúcio, que, com o apoio de um ator, apresentaram uma simulação de entrevista de emprego. Foram abordadas competências fundamentais para a empregabilidade, como a elaboração de um currículo eficaz, dicas para uma carta de candidatura espontânea, preparação para entrevistas, soft skills essenciais e a importância da comunicação.
As TEF TALKS destacaram-se pelo seu formato dinâmico e pela abordagem de temas essenciais para quem está a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, contribuindo para uma maior confiança e preparação dos jovens na sua transição da escola para a vida ativa.
Outras noticias

Literacia Financeira passa a ser obrigatória em todos os anos de ensino!
A nova Estratégia Nacional para a Cidadania veio tornar a literacia financeira obrigatória do Pré-escolar ao Ensino Secundário. Esta decisão representa um passo importante para preparar crianças e jovens para os desafios do futuro, mas levanta uma necessidade urgente: garantir que as escolas dispõem de recursos e metodologias para ensinar este tema de forma estruturada e com impacto. Nós temos o projeto certo!

Sessão de Encerramento da Comunidade Trajetórias destaca compromisso com o envelhecimento ativo e a inclusão
Fundação António Cupertino de Miranda recebeu, no dia 14 de julho, a Sessão de Encerramento da Comunidade Trajetórias, uma iniciativa da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde que envolveu 240 participantes ao longo dos últimos meses.

Inscrições abertas para os projetos de literacia financeira da Fundação — ano letivo 2025/2026
Já estão abertas as pré-inscrições para os projetos de literacia financeira da Fundação António Cupertino de Miranda: No Poupar Está o Ganho e Por Tua Conta, dirigidos a professores e alunos de todo o país. Ambos os projetos incluem formação certificada para docentes, e disponibilizam materiais pedagógicos de excelência, que contam com a revisão cientifica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, adaptados a diferentes níveis de ensino.