Sessão de Encerramento da Comunidade Trajetórias destaca compromisso com o envelhecimento ativo e a inclusão
A Fundação António Cupertino de Miranda recebeu, no dia 14 de julho, a Sessão de Encerramento da Comunidade Trajetórias, uma iniciativa da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde que envolveu 240 participantes ao longo dos últimos meses. O projeto promoveu o envelhecimento ativo através de atividades regulares que apostam na educação, na formação e no lazer da população mais velha.
Na abertura da sessão, a Presidente da Fundação, Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda, destacou o impacto do projeto e da parceria: “O projeto Trajetórias tem inúmeras atividades semanais para proporcionar às pessoas mais velhas oportunidades de educação, formação e lazer.”
Referiu ainda que entre essas atividades se incluem os Laboratórios de Literacia Financeira, concebidos e implementados pela Fundação, sublinhando a importância da capacitação ao longo da vida: “É preciso querer aprender e é preciso mudar de vida. O Trajetórias incluir o Eu e a Minha Reforma mostra isto mesmo. É preciso gerir o dinheiro e cuidar da vida.” E reforçou: “A longevidade é cada vez maior. Temos de saber dar mais anos à vida, mas que tenham também qualidade e propósito.”
Também presente na sessão, a Presidente da União de Freguesias, Ana Furtado, destacou o valor social do trabalho conjunto: “É um projeto com uma profunda dimensão social. Temos travado, lado a lado, combates que reputamos como fundamentais para uma sociedade mais justa e inclusiva.”
Referiu ainda o trabalho desenvolvido no combate à iliteracia financeira e digital:“Combatemos a iliteracia financeira com a preciosa ajuda desta Fundação, e a digital, dotando os nossos participantes de ferramentas essenciais para a sua autonomia.”
O projeto Trajetórias reflete o empenho da União de Freguesias, também parceira do programa Eu e a Minha Reforma, na valorização da população sénior, promovendo a inclusão, a aprendizagem contínua e a qualidade de vida.
Outras noticias
Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda participa no Nexii Longevity Congress no Porto
A Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, marcará presença como oradora no Nexii Longevity Congress Porto 2025, um dos mais importantes fóruns internacionais dedicados ao tema da longevidade, que decorre esta semana na cidade do Porto. Saiba tudo aqui!
Dia Europeu das Fundações: O nosso compromisso com o futuro através da inovação e do impacto social
Neste Dia Europeu das Fundações e Doadores, reafirmamos o nosso compromisso: construir uma sociedade mais justa e desenvolvida. Na Fundação António Cupertino de Miranda, assumimos esta missão alicerçando a nossa atuação nos princípios da filantropia estratégica, com um forte enfoque na inovação social e na medição rigorosa do impacto das nossas iniciativas.
Projeto "Educação Financeira: Uma Necessidade Especial" chega a Barcelos em parceria com a APACI
A Fundação António Cupertino de Miranda (FACM) anuncia a expansão do seu projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial” ao concelho de Barcelos. A iniciativa será implementada em estreita colaboração com a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, unindo esforços para promover a autonomia e a inclusão financeira de pessoas com deficiência. Saiba mais!