Projeto "Educação Financeira: Uma Necessidade Especial" chega a Barcelos em parceria com a APACI
A Fundação António Cupertino de Miranda (FACM) anuncia a expansão do seu projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial” ao concelho de Barcelos. A iniciativa será implementada em estreita colaboração com a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, unindo esforços para promover a autonomia e a inclusão financeira de pessoas com deficiência.
O projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”, desenvolvido pela FACM, tem como missão capacitar pessoas com défice cognitivo, dotando-as de ferramentas práticas para a gestão do seu dinheiro e da sua vida financeira. Através de metodologias adaptadas, o programa visa fomentar a autoconfiança e a independência dos seus participantes.
Esta nova fase em Barcelos surge no âmbito do projeto Valihum+, uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social desenvolvida pela APACI. O Valihum+ pretende apoiar Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade em situação de exclusão, propondo uma abordagem inovadora que inclui formação em várias áreas essenciais para a sua inclusão social e profissional.
A colaboração entre as duas instituições representa uma sinergia estratégica, uma vez que a componente de capacitação financeira é um dos pilares de formação previstos no projeto Valihum+. A FACM, com a sua experiência consolidada nesta área, irá assim assegurar este eixo formativo, respondendo a uma necessidade identificada pela APACI para melhorar as condições de vida e promover a plena inclusão dos participantes na comunidade.
Com esta iniciativa, a FACM e a APACI reforçam o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais equitativa, demonstrando que a colaboração entre instituições é fundamental para gerar valor social e criar oportunidades para todos.
Outras noticias
Casa cheia no V Fórum Longevidade: Mais de 300 pessoas unidas para debater os desafios da Longevidade
Foi com casa cheia, com mais de 300 pessoas, que a Fundação António Cupertino de Miranda realizou ontem o seu V Fórum, dedicado ao tema “Longevidade: Desafios para a Mudança”. Num auditório vibrante e participativo, o Porto tornou-se, por uma tarde, a capital do debate sobre o maior desafio demográfico do século XXI.
Inscreva-se no V Fórum | Longevidade: Desafios para a Mudança!
A Fundação António Cupertino de Miranda promove, no próximo dia 20 de novembro, a 5ª edição do seu Fórum da Longevidade, este ano subordinado ao tema “desafios para a mudança”. O evento, que terá lugar no auditório da Fundação, no Porto, volta a reunir especialistas de topo para um debate aprofundado sobre a transformação demográfica em curso e as suas implicações sociais e económicas. Saiba mais e inscreva-se aqui!
Fundação António Cupertino de Miranda marca presença na Conferência "MaisIdadeMais" da Ageas
A Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, participará como oradora na Conferência "MaisIdadeMais", promovida pelo Grupo Ageas, que se realiza no próximo dia 29 de outubro, no Edifício Ageas Tejo, em Lisboa.