Projeto "Educação Financeira: Uma Necessidade Especial" chega a Barcelos em parceria com a APACI

A Fundação António Cupertino de Miranda (FACM) anuncia a expansão do seu projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial” ao concelho de Barcelos. A iniciativa será implementada em estreita colaboração com a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, unindo esforços para promover a autonomia e a inclusão financeira de pessoas com deficiência.

O projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”, desenvolvido pela FACM, tem como missão capacitar pessoas com défice cognitivo, dotando-as de ferramentas práticas para a gestão do seu dinheiro e da sua vida financeira. Através de metodologias adaptadas, o programa visa fomentar a autoconfiança e a independência dos seus participantes.

Esta nova fase em Barcelos surge no âmbito do projeto Valihum+, uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social desenvolvida pela APACI. O Valihum+ pretende apoiar Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade em situação de exclusão, propondo uma abordagem inovadora que inclui formação em várias áreas essenciais para a sua inclusão social e profissional.

A colaboração entre as duas instituições representa uma sinergia estratégica, uma vez que a componente de capacitação financeira é um dos pilares de formação previstos no projeto Valihum+. A FACM, com a sua experiência consolidada nesta área, irá assim assegurar este eixo formativo, respondendo a uma necessidade identificada pela APACI para melhorar as condições de vida e promover a plena inclusão dos participantes na comunidade.

Com esta iniciativa, a FACM e a APACI reforçam o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais equitativa, demonstrando que a colaboração entre instituições é fundamental para gerar valor social e criar oportunidades para todos.

Outras noticias