Lançamento do livro "Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?" na Escola Secundária Aurélia de Sousa
No dia 3 de abril, a Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, foi palco do lançamento do mais recente livro da Associação Portuguesa de Seguros (APS), intitulado “Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?”. O evento foi organizado em conjunto com a Fundação António Cupertino de Miranda, no âmbito da sua parceria com a APS, e reuniu quase uma centena de participantes, incluindo alunos do 9.º ao 12.º ano.
A sessão teve início com a intervenção de Margarida Teixeira, Diretora do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, seguida das boas-vindas pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, que destacou a importância do tema abordado no livro para a formação dos jovens. José Galamba de Oliveira, Presidente da APS, também deu as boas-vindas aos presentes, reforçando o compromisso da associação com a educação e a igualdade de género.
A representar a Fundação António Cupertino de Miranda, estiveram presentes Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação, e Inês Abreu e Joana Diniz, administradoras da Fundação. No evento marcaram também marcaram presença Sónia Santos, responsável pelo projeto No Poupar Está o Ganho, e Maria Mendonça, responsável pelo projeto Por Tua Conta.
O livro “Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?”, da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, aborda questões fundamentais sobre a igualdade de género, incentivando à reflexão e ao debate sobre o tema. A obra faz parte de uma iniciativa mais ampla da APS para sensibilizar os jovens para a importância da equidade e do respeito entre géneros na sociedade atual.
Um dos momentos principais deste evento foi a conversa com as autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, moderada por Maria João Quintela, onde foram debatidos temas centrais do livro, promovendo a reflexão sobre a igualdade de género na sociedade atual. Seguiu-se uma ronda de perguntas dos alunos, que participaram ativamente na discussão.
A Fundação António Cupertino de Miranda agradece a todos os envolvidos, em particular, ao Professor Francisco Coelho, do projeto No Poupar Está o Ganho, pelo apoio fundamental na organização do evento de lançamento.
A sessão culminou com uma sessão de autógrafos das autoras, permitindo um contacto mais próximo entre os estudantes e as escritoras. O livro "Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?" está disponível para todos os alunos envolvidos nos projetos No Poupar Está o Ganho e Por Tua Conta, podendo ser encontrado nas plataformas digitais.
Este mês, foi ainda lançado o desafio mensal em parceria com a APS, alinhado com a temática do livro, que incentiva os alunos a refletirem e a debaterem sobre as questões da igualdade de género. O desafio já está disponível nas plataformas do No Poupar Está o Ganho e do Por Tua Conta e é uma atividade enriquecedora para sugerir aos seus alunos! Os trabalhos devem ser submetidos pelos professores até dia 28 de abril.
Outras noticias
Fundação António Cupertino de Miranda marca presença na Conferência "MaisIdadeMais" da Ageas
A Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, participará como oradora na Conferência "MaisIdadeMais", promovida pelo Grupo Ageas, que se realiza no próximo dia 29 de outubro, no Edifício Ageas Tejo, em Lisboa.
Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda participa no Nexii Longevity Congress no Porto
A Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, marcará presença como oradora no Nexii Longevity Congress Porto 2025, um dos mais importantes fóruns internacionais dedicados ao tema da longevidade, que decorre esta semana na cidade do Porto. Saiba tudo aqui!
Dia Europeu das Fundações: O nosso compromisso com o futuro através da inovação e do impacto social
Neste Dia Europeu das Fundações e Doadores, reafirmamos o nosso compromisso: construir uma sociedade mais justa e desenvolvida. Na Fundação António Cupertino de Miranda, assumimos esta missão alicerçando a nossa atuação nos princípios da filantropia estratégica, com um forte enfoque na inovação social e na medição rigorosa do impacto das nossas iniciativas.