Lançamento do livro "Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?" na Escola Secundária Aurélia de Sousa
No dia 3 de abril, a Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, foi palco do lançamento do mais recente livro da Associação Portuguesa de Seguros (APS), intitulado “Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?”. O evento foi organizado em conjunto com a Fundação António Cupertino de Miranda, no âmbito da sua parceria com a APS, e reuniu quase uma centena de participantes, incluindo alunos do 9.º ao 12.º ano.
A sessão teve início com a intervenção de Margarida Teixeira, Diretora do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, seguida das boas-vindas pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, que destacou a importância do tema abordado no livro para a formação dos jovens. José Galamba de Oliveira, Presidente da APS, também deu as boas-vindas aos presentes, reforçando o compromisso da associação com a educação e a igualdade de género.
A representar a Fundação António Cupertino de Miranda, estiveram presentes Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação, e Inês Abreu e Joana Diniz, administradoras da Fundação. No evento marcaram também marcaram presença Sónia Santos, responsável pelo projeto No Poupar Está o Ganho, e Maria Mendonça, responsável pelo projeto Por Tua Conta.
O livro “Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?”, da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, aborda questões fundamentais sobre a igualdade de género, incentivando à reflexão e ao debate sobre o tema. A obra faz parte de uma iniciativa mais ampla da APS para sensibilizar os jovens para a importância da equidade e do respeito entre géneros na sociedade atual.
Um dos momentos principais deste evento foi a conversa com as autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, moderada por Maria João Quintela, onde foram debatidos temas centrais do livro, promovendo a reflexão sobre a igualdade de género na sociedade atual. Seguiu-se uma ronda de perguntas dos alunos, que participaram ativamente na discussão.
A Fundação António Cupertino de Miranda agradece a todos os envolvidos, em particular, ao Professor Francisco Coelho, do projeto No Poupar Está o Ganho, pelo apoio fundamental na organização do evento de lançamento.
A sessão culminou com uma sessão de autógrafos das autoras, permitindo um contacto mais próximo entre os estudantes e as escritoras. O livro "Mulheres e Homens. Igualdade ou Desigualdade?" está disponível para todos os alunos envolvidos nos projetos No Poupar Está o Ganho e Por Tua Conta, podendo ser encontrado nas plataformas digitais.
Este mês, foi ainda lançado o desafio mensal em parceria com a APS, alinhado com a temática do livro, que incentiva os alunos a refletirem e a debaterem sobre as questões da igualdade de género. O desafio já está disponível nas plataformas do No Poupar Está o Ganho e do Por Tua Conta e é uma atividade enriquecedora para sugerir aos seus alunos! Os trabalhos devem ser submetidos pelos professores até dia 28 de abril.
Outras noticias
Município de Paredes e Fundação António Cupertino de Miranda concluem com sucesso o projeto de inclusão financeira
A Fundação António Cupertino de Miranda e o Município de Paredes finalizaram a implementação do projeto "Educação Financeira: Uma Necessidade Especial". Esta iniciativa, integrada no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas e financiada pelo PRR.
Casa cheia no V Fórum Longevidade: Mais de 300 pessoas unidas para debater os desafios da Longevidade
Foi com casa cheia, com mais de 300 pessoas, que a Fundação António Cupertino de Miranda realizou ontem o seu V Fórum, dedicado ao tema “Longevidade: Desafios para a Mudança”. Num auditório vibrante e participativo, o Porto tornou-se, por uma tarde, a capital do debate sobre o maior desafio demográfico do século XXI.
Inscreva-se no V Fórum | Longevidade: Desafios para a Mudança!
A Fundação António Cupertino de Miranda promove, no próximo dia 20 de novembro, a 5ª edição do seu Fórum da Longevidade, este ano subordinado ao tema “desafios para a mudança”. O evento, que terá lugar no auditório da Fundação, no Porto, volta a reunir especialistas de topo para um debate aprofundado sobre a transformação demográfica em curso e as suas implicações sociais e económicas. Saiba mais e inscreva-se aqui!