Vitesse
Em 1982, quando a VITESSE foi fundada, os fundadores e a gerência da companhia foram motivados por uma paixão genuína por modelos de carros.
Para além da paixão vieram as ideias, e das ideias vieram os produtos.
A IDÉIA, O PROJETO, AS FERRAMENTAS...
Primeiro, o Departamento de Marketing surge com a ideia para um modelo novo.
Depois, o Departamento de Pesquisa e do Desenvolvimento produzem um ficheiro completo para o modelo.
Em seguida, o Departamento de Engenharia, a partir do ficheiro, prepara um plano de acção para a parte técnica do processo. Agora, o processo do trabalho feito com ferramentas pode começar.
Em 1989, o GRUPO VITESSE estabeleceu a sua própria companhia para a Engenharia e Ferramentas: COMPASSO, Indústria de Moldes Ltd.
COMPASSO usa a tecnologia mais moderna e somente após testes numerosos estão as ferramentas finalmente aprovadas e enviadas ao Departamento de Produção.
MANUFATURA DAS DIFERENTES PEÇAS...
Vitesse |
Os modelos são feitos com metal fundido usando uma liga de zinco (corpo e às vezes chassis), peças plásticas (interiores, amortecedores, rodas, janelas, etc.) e borracha (pneus), e decalques usados para a decoração final.
As peças de metal são aparadas e polidas por meio de um cilindro centrífugo que contem pedras cerâmicas abrasivas.
A produção de decalques requer técnicas de precisão elevadas de impressão em tela de seda.
|
Em 1993, o GRUPO VITESSE criou a sua própria companhia de desenho e impressão de decalques: SERIDECAL, Impressão e Decalcomanias Ltd. Isto deu-lhe uma completa autonomia neste campo e permite reproduzir toda a decoração de novos modelos de competição de forma extremamente rápida. Vale a pena sublinhar que é actualmente o único fabricante de carros de metal fundido a ter tais potencialidades de produção. Após ter-se submetido a um controle de qualidade muito rigoroso, as diferentes peças são enviadas às secções da pintura e da montagem.
MONTAGEM FINAL...
A qualidade do acabamento da pintura é de principal importância num carro coleccionável. Por esta razão, todos os modelos são pintados à mão, primeiro com um revestimento de “primer” e depois com dois ou três revestimentos do esmalte, antes de ser colocado num forno de alta temperatura que 'coze' o revestimento. A montagem em si é inteiramente feita à mão. Muitos dos modelos podem consistir em mais de 80 peças diferentes, algumas das quais são tão pequenas que têm de ser colocadas com pinças. Os modelos terminados são depois verificados com cuidado para ver se têm qualidade antes de serem embalados em caixas individuais e serem exportados para todo o mundo.
O Grupo Vitesse esteve presente, pelo 16º ano consecutivo, na Feira Internacional do Brinquedo 2001 de 01.02 a 06.02, e nesse ano foi apresentado no stand o Peugeot 206 WRC campeão do rally do mundo 2000, juntamente com uma selecção dos melhores e bem sucedidos modelos produzidos durante o ano 2000 e novos lançamentos e
protótipos que foram produzidos em 2001.
Dois modelos produzidos pelo Grupo Vitesse ganharam como os melhores modelos do ano 2000 na categoria da escala 1:43: o Jaguar D de Quartzo e o Panoz Esperante de Onyx.