Corgi
Corgi, o nome líder na fundição de modelos em escala e uma das mais conhecidas marcas inglesas, tem vindo a produzir modelos há mais de 40 anos. Os famosos modelos de veículos da Corgi apoderaram-se da imaginação de milhões de “baby boomers” e, o que eram antes simples brinquedos para rapazes, tornaram-se muitíssimo procurados no mercado coleccionador. Alguns modelos, em bom estado e completos com a caixa em que originalmente foram vendidos por pouco dinheiro, valem agora centenas de euros.
Corgi Toys |
Hoje a maioria dos carros, camiões e autocarros Corgi, são produzidos unicamente em séries limitadas e são muitas vezes vendidas semanas antes do lançamento.
Apesar dos preços altos, coleccionar modelos de escala é um hobby fácil de começar e muitos veículos, comprados velhos e novos, podem ser adquiridos por pouco dinheiro.
A marca Corgi foi criada pela Mettoy Company de Northampton que começou por produzir brinquedos coloridos e de metal moldado nos anos 30. O nome Corgi (nome de um cão galês) foi escolhido por três razões: primeiro, porque era um nome curto e atractivo; segundo, porque os modelos eram produzidos em Swansea e terceiro, porque devido ao seu status era fortemente associado à Família Real. |
Os primeiros modelos Corgi apareceram em 1956 e cobriram o mercado inglês de carros dessa época. Nomes como o Ford Cônsul, Austin Cambridge, Morris Cowley, Riley Pathafinder, Vauxhall Velox, Rover 90 e Hillman Husky estão entre os primeiros a serem produzidos.
Sempre na vanguarda e para assegurar alguma diferença relativamente a outros carros moldados, os Corgi eram vendidos como “os que têm janelas”. Outras inovações posteriores incluíam suspensão com mola Glidamatic, portas e malas que abrem e faróis brilhantes. Sem dúvida, o modelo mais conhecido da Corgi é o modelo dourado Aston Martin DB5 de James Bond. Fabricado pela primeira vez em 1965 incluindo um assento ejectavel e armas de fogo à frente, foi um sucesso instantâneo ganhando o prémio do ano da UK Toy. Com um preço de cerca de 50 pence, em 1968, mais de 3.9 milhões foram vendidos. Recentemente num leilão, um rara versão dourada fez 1300 libras.
O modelo mais vendido de todos os tempos, chegando aos 5 milhões de unidades, é o Batmobile de 1966. Outros “best-sellers” incluem o carro de corrida John Player Special Lótus Formula 1 e o Ghia L 6.4 (que tinha um modelo de um cão Corgi deitado na traseira). Nos anos 40, a Corgi produziu modelos de quase todo o tipo de carros,
autocarros e caminhões. Alguns dos mais procurados modelos de carros inclui o Monte Carlo Rally Mini Cooper S, de 1965, “The man from U.N.C.L.E’s ‘Thrushbuster’ Oldsmobile” de 1966, Ford Thunderbird Hardtop, na cor verde pálido de 1959-61.
O Clube de Coleccionadores da Corgi tem mais de 10,000 membros no mundo inteiro.
Novos modelos da Corgi são lançados todos os meses, incluindo carros, camiões,autocarros, carros de bombeiros, aviões e veículos de qualidade.