O “Por Tua Conta” é um projeto totalmente concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM).
Em 2009/2010, a FACM, em colaboração com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desenvolveu um projeto de investigação-ação, cujo objetivo se centrou na investigação das reais necessidades das escolas da comunidade envolvente da FACM e na resposta que o Museu do Papel-Moeda poderia dar a essas necessidades sentidas, tendo como ponto de partida a identidade da sua coleção: o dinheiro. Em resultado desse projeto foi possível diagnosticar não só a falta de dinheiro, mas também o défice de conhecimentos para o saber gerir.
Deste projeto de investigação-ação nasceu o projeto “No Poupar Está o ganho”, implementado junto das escolas desde 2009/2010. É um projeto de continuidade que reconhece a importância da formação financeira em todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino básico e secundário.
Da experiência e do sucesso obtidos com o projeto “No Poupar Está o Ganho” surge o projeto Por Tua Conta, o qual se insere na estratégia de valorização do Ensino Profissional e se apresenta como um contributo relevante na preparação dos alunos para a vida ativa e para o exercício de uma cidadania responsável.
Objetivos, Temas e Competências
Em breve, estarás Por Tua Conta, terás os teus rendimentos próprios e serás ainda mais responsável pelas tuas despesas.
Para estares capacitado para enfrentar com sucesso esta fase da tua vida ativa, é importante que domines alguns conceitos-chave e te familiarizes com algumas ferramentas básicas.
Com base no Referencial de Educação Financeira, foram identificados um conjunto de objetivos, temas e de competências fundamentais no desenvolvimento de um programa de Formação Financeira especificamente direccionado para os alunos do Ensino Profissional.
Objetivos
- Introduzir a educação financeira no Ensino Profissional
- Contribuir para a valorização do Ensino Profissional por via de um projeto diferenciador, baseado em metodologia e praticas inovadores
- Capacitar os alunos do Ensino Profissional para a sua vida ativa, para a entrada no mundo do trabalho, promovendo a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das competências necessárias para que sejam cidadãos financeiramente responsáveis, conheçam os temas relevantes e saibam relacionar-se com as instituições financeiras , conhecendo e utilizando os produtos financeiros que são colocados à sua disposição, numa perspetiva de mudança de atitudes e comportamentos e também de salvaguarda do seu interesse imediato e futuro.
Efetivamente, no contexto atual de volatilidade económica e financeira, e de crescente complexidade na tomada de decisões quotidianas que requerem esta literacia, a capacitação neste domínio é um fator determinante para que os jovens, assumam comportamentos financeiros responsáveis. Expectavelmente, estes terão impactos positivos na sua condição de vida presente e futura.
Deve ainda ser referido que a educação financeira é obrigatória em dois dos três ciclos do Ensino Básico e é um domínio da Educação para a Cidadania.
A nível internacional, o World Economic Forum considera a literacia financeira como uma das cinco competências essenciais do/a aluno/a do século XXI (Report de março de 2016).
Temas e Competências
Podem destacar-se quatro grandes eixos temáticos que definem este programa de educação financeira:
Tema I - Planeamento e Gestão do Orçamento
No final da abordagem deste tema, os alunos deverão ser capazes de:
- Elaborar um orçamento, identificando rendimentos, despesas e calculando o respetivo saldo;
- Analisar o saldo do orçamento e, se necessário, realizar ajustamentos;
- Estar consciente dos seus rendimentos e gastos mensais;
- Compreender que pequenos gastos, nem sempre necessários, acabam por ter grande significado quando somados;
- Ter consciência dos seus hábitos de consumo;
- Ter consciência da importância do fundo de emergência;
- Ter consciência da importância de registar o dinheiro que gasta no seu dia-a-dia, por ser a forma controlar para onde vai o dinheiro;
- Ter consciência de que a compra por impulso e os gastos acima das possibilidades prejudicam a satisfação de necessidades futuras.
Tema II - Poupança e as Suas Aplicações
No final da abordagem deste tema, os alunos deverão ser capazes de:
- Distinguir entre poupar e investir;
- Compreender o valor do dinheiro no tempo;
- Comparar diferentes produtos financeiros.
Tema III - Produtos Financeiros Básicos
No final da abordagem deste tema, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar os meios de pagamentos adequados à diferentes transações;
- Distinguir conta de depósito à ordem e a prazo;
- Comparar produtos financeiros;
- Compreender as vantagens do seguro;
- Saber quais os seguros obrigatórios.
Tema IV - Direitos e Deveres | Prevenção da Fraude
No final da abordagem deste tema, os alunos deverão ser capazes de:
- Saber exercer o direito de reclamação perante uma determinada situação;
- Compreender os riscos existentes na utilização dos serviços financeiros digitais;
- Identificar os tipos de fraudes mais comuns;
- Proteger os seus dados pessoais, palavras-passe e códigos.