O projeto “No Poupar Está o Ganho”, iniciado em 2009/2010 é um projeto pioneiro, totalmente concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
É um projeto de continuidade que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário. Nasceu de um projeto de investigação ação desenvolvido em colaboração com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cujo objetivo se centrou na investigação das reais necessidades das escolas da comunidade envolvente da Fundação e na resposta que o Museu poderia dar a essas necessidades sentidas, tendo como ponto de partida a identidade da sua coleção: o dinheiro. O finding desse projeto permitiu diagnosticar, não só a falta de dinheiro, mas também o défice de conhecimentos para o saber gerir.
Efetivamente, no contexto atual de volatilidade económica e financeira, e de crescente complexidade na tomada de decisões quotidianas que requerem esta literacia, a capacitação neste domínio é um fator determinante para que os cidadãos, nomeadamente as crianças e jovens, assumam comportamentos financeiros responsáveis. Expectavelmente, estes terão impactos positivos na sua condição de vida presente e futura.
Este projeto vai ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência, contribuindo de forma efetiva para a promoção da literacia financeira.
Tem crescido de ano para ano, de forma sustentada, contando com uma adesão cada vez maior por parte dos professores e dos alunos e ultrapassando sistematicamente todas as expetativas.
Veja aqui o vídeo de apresentação do projeto.
Objetivos, Temas e Competências
- Promover a educação financeira das crianças e jovens, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania;
- Desenvolver hábitos de poupança;
- Promover o consumo responsável;
- Promover uma relação saudável com o dinheiro, sabendo gerir o aspeto emocional das opções;
- Dar formação financeira a professores, capacitando-os para transferir conhecimentos financeiros aos seus alunos e desenvolver as competências financeiras necessárias à correta tomada de decisão;
- Disponibilizar a professores e alunos recursos pedagógicos de apoio à implementação do projeto.
Plano de Ação & Implementação
“No Poupar Está o Ganho” desenvolve-se ao longo de todo o ano letivo, disponibilizando importantes recursos, nomeadamente:
Formação De Professores
No início de cada ano letivo, é dada formação acreditada, adequada a todos os professores interessados e que vão ser responsáveis pela implementação do projeto nas turmas inscritas, com vista à transferência dos conceitos que vão ser trabalhados.
Ao longo do projeto, o Serviço de Educação mantém uma Linha de Apoio ao Professor/a, estando sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir quer quanto aos conteúdos, quer quanto à implementação do projeto, sendo responsável por monitorizar a sua efetiva implementação.
Visita ao Museu do Papel Moeda
Na visita ao Museu do Papel Moeda, os alunos têm oportunidade de "conhecer" o nosso dinheiro atual - o €uro -, as unidades monetárias anteriores, bem como de apreender de forma lúdica algumas noções de educação financeira. Além da visita à coleção do Museu, a visita inclui a visualização de um filme temático, o qual será diferenciado consoante a faixa etária dos alunos.
Recursos Pedagógicos
Através do site nopouparestaoganho.pt são disponibilizados a professores e alunos todos os conteúdos de educação financeira previstos no Referencial de Educação Financeira e que, consoante o ciclo de ensino, deverão ser abordados durante o decorrer do projeto. Além de conteúdos, existem filmes, desafios e fichas de trabalho que poderão ser realizadas pelos alunos quer em contexto de sala de aula, quer em contexto familiar.
Monitorização ao longo do ano letivo
Ao longo do projeto, os professores e alunos são acompanhados pela equipa do Serviço de Educação, que está disponível para esclarecer dúvidas e ajudar o professor a desenvolver com os alunos um trabalho final demonstrativo da aquisição de conhecimentos e conceitos abordados ao longo do ano.
Dinamização de eventos
Todos os alunos e professores são estimulados e motivados a envolverem-se em várias ações que decorrem durante o ano, como a comemoração do Dia da Poupança e a Global Money Week com as Olimpíadas de Educação Financeira, bem como a participarem num concurso e numa sessão pública de apresentação de trabalhos realizados por eles, estimulando-se a sua criatividade e participação.
Como Aceder
A inscrição no programa de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, permite o acesso a esta plataforma.
Após a confirmação da aceitação da inscrição, o Serviço de Educação da FACM enviará ao Professor responsável pela inscrição da respetiva turma um link que lhe permitirá registar-se.