No passado dia 16 de Abril, realizou-se a cerimónia de entrega dos certificados “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”, atribuído no âmbito da pesquisa ES+ Porto, realizada pelo IES – Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social, quem teve como parceiros a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto e a Fundação Porto Social, entre outros.
O projeto de educação financeira “No Poupar vai o Ganho”, concebido pelo Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, tem por objetivo consciencializar os alunos para a importância do dinheiro e fazer com que adquiram competências que lhes permita a tomada de decisões corretas.
O projeto começa com a inscrição das escolas no programa e com a formação dos professores, para que depois tragam os alunos a visitar o Museu.
O Museu entrega aos alunos e ao professor manuais que disponibilizam informação sobre educação financeira e permitem preparar a visita.
No museu, os alunos, para além de tomarem conhecimento da história da evolução económica e social do dinheiro, têm uma verdadeira experiência de gestão financeira.
As abordagens ao tema do dinheiro são adequadas aos diferentes ciclos do ensino básico.
Posteriormente à visita, as turmas efectuam trabalhos que demonstram a aquisição de conhecimentos financeiros. Estes são expostos no Dia Mundial da Poupança e no Dia Internacional dos Museus, que é o evento de conclusão do projeto e de reforço da mensagem.
Este projeto, que não dispensa monitorização e avaliação, visa mudar e melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança e criar hábitos de precaução, sensibilizando para as situações de risco que podem afetar as pessoas.





