Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”
Lançamento de site de educação financeira
Implementação do projeto a nível da Área Metropolitana do Porto
No passado dia 6 de outubro realizou-se, na Fundação, a sessão de apresentação do VI edição do projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, que contou com a presença dos seguintes oradores: Dra. Lúcia Leitão, Presidente da Comissão Coordenadora do Plano Nacional de Formação Financeira; Prof.ª Doutora Cláudia Ribeira, Coordenadora do Programa de Literacia Financeira da Faculdade de Economia do Porto, Dra. Ana Maria Magalhães, Diretora Municipal do Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto e a Dra. Sónia Santos, responsável do Serviço de Educação do Museu do Papel Moeda,
Numa numerosa plateia, viam-se para além de inúmeros professores, técnicos de autarquia, Vereadores do Pelouro da Educação de alguns municípios da Área Metropolitana do Porto, representantes do Banco de Portugal, entre outras individualidades como o Dr. Lino Ferreira, CEO do Conselho Metropolitano do Porto e o Eng. Jorge Araújo, da Direção de Serviços da Região Norte.
A Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda, começou por destacar a extraordinária evolução do projeto, dizendo que este é o ano zero da segunda fase do projeto, por dois motivos importantes: o projeto é a partir de agora implementado a nível da Área Metropolitana do Porto, e, dada a escala que alcançou, passa a contar com um site de educação financeira.
Foi feita a apresentação das fases que integram este projeto de continuidade e dos seus inúmeros recursos, tal como a explicação e apresentação de um novo site de educação financeira muito interactivo, o qual permite disponibilizar cadernos de apoio a alunos e professore, fichas didácticas, filmes, sugestões, glossário e permite monitorizar o desenvolvimento do projeto criando um ranking das escolas que mais ativas se mostrarem.
A Prof.ª Doutora Cláudia Ribeiro não só referiu a colaboração de longa data que vem mantendo com a Fundação, quer a nível de formação de professores, quer ainda na conceção dos novos cadernos, que a partir de agora foram escritos abordando todos os temas do Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação e Ciência. Foi, ainda, relembrada a importância da educação financeira em crianças e jovens e o papel da escola neste contexto socioeconómico.
Este projeto contará com uma tese de mestrado que fará a avaliação do impacto de eficácia, sob orientação da Prof. Doutora Cláudia Ribeiro (Faculdade de Economia do Porto).
O projeto de educação financeira do Museu do Papel Moeda tem tido uma grande evolução o que se traduz na crescente procura que se tem sentido por parte de professores e escolas.
A Dra. Lúcia Leitão felicitou a Fundação pelo percurso percorrido e o qual tem acompanhado, dando simultaneamente uma visão daquilo que tem sido o trabalho do Plano Nacional de Formação Financeira referindo também a enorme importância que as estratégias de literacia financeira ganham cada vez mais a nível internacional.
As fotos da sessão estão disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/132929631@N05/albums/72157659648501691




