A APOM – Associação Portuguesa de Museologia já atribuiu e entregou os prémios de 2013, tendo atribuído à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda o Prémio Instituição, em ex-aequo com a Fundação Calouste Gulbenkian.
O agradecimento da Presidente do Conselho de Administração foi primeiramente dirigido à APOM, pela relevância do seu trabalho em prol dos Museus Portugueses.
De seguida, lembrou que “não desrespeitando as funções e a responsabilidade de preservar, conservar, expor e estudar as coleções, hoje cabem aos museus responsabilidades acrescidas, já que se apresentam como centros de conhecimento, o qual querem partilhar com todos. Devem, portanto, ser acessíveis a todos, não só eliminando barreiras físicas, como disponibilizando conteúdos para todos, colocando no centro das suas políticas culturais e educativas a acessibilidade e a inclusão. Isto porque os Museus devem participar da vida de todos, para a poder transformar. Os museus desejam, pois, preparar o futuro e as profundas transformações da sociedade”.
A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda agradece à APOM o prémio e recebe-o com este sentido de responsabilidade social.
Para além deste prémio, é de referir ainda a participação da Fundação no projeto Rota dos Museus: um programa para “viver a cidade” do Porto, que foi galardoado com o Prémio Parcerias!

Outros links com a notícia:




